Dificuldade para financiar caminhões

Você já enfrentou dificuldade para financiar caminhões? Infelizmente quase todos os amigos caminhoneiros passam por isso! O financiamento de caminhões é bastante burocrático e dificulta a vida do caminhoneiro.

Acontece que ter um caminhão em boas condições de funcionamento é extremamente importante para conseguir trabalhar nas estradas brasileiras e desfrutar de um pouco mais de conforto no dia a dia.

Mas infelizmente o Brasil é um país extremamente burocrático e por ser autônomo o caminhoneiro sofre na hora que precisa comprovar renda para obter um financiamento para seu caminhão novo ou até mesmo um já usado.

Alguns fatores que dificultam a aquisição do caminhão novo são: comprovação de renda, juros altos e a instabilidade financeira da carreira de motorista.

No entanto, você pode tomar algumas atitudes para ter mais facilidade com relação a conquista de um financiamento, confira:

 

Ter o Nome Limpo

Ter o nome limpo é essencial para que você possa obter financiamentos. Assim, você terá mais credibilidade com a empresa que oferece o financiamento do seu caminhão.

Caso você esteja com problemas para pagar alguma dívida, vale a pena tentar fazer um acordo e começar a quitar essa dívida antes de tentar o financiamento do seu caminhão.

Atenção ao Score

Score é um método que bancos e financeiras utilizam para avaliar as chances de um cliente honrar suas dívidas nos próximos 12 meses. O método atribui pontos aos clientes e é variável de acordo com as atitudes financeiras da pessoa.

Por isso, se você quer ter uma boa pontuação no seu Score deverá:

– Manter suas contas em dia;

– Caso tenha contas atrasadas, negocie os valores e pague logo que possível;

– Procure centralizar todos os seus pedidos de crédito em uma única empresa financeira;

– Evite fazer vários empréstimos ao mesmo tempo, e também evite que o valor do empréstimo ultrapasse 25% da sua renda;

Assim, você terá uma pontuação mais elevada e irá ter mais chances de conquistar um financiamento.

Ter a Documentação Necessária

Ter todos os seus documentos pessoais, e sua carta de agregação caso você seja agregado de alguma empresa é muito importante na hora de simular um financiamento.

Assim, a empresa financeira terá acesso aos seus dados e poderá avaliar quais são as melhores taxas de juros de acordo com o seu perfil.

A troca do caminhão para um modelo mais novo auxilia a conquistar mais fretes, no entanto, é preciso avaliar se os juros da prestação do seu caminhão novo vale a pena!

Muitos colegas caminhoneiros acabam trabalhando muito mais que deveriam para conseguir pagar as prestações do caminhão novo e os custos com manutenção devido as horas extras de viagem.

Antes de se endividar para conquistar um caminhão novo acreditando que isso será suficiente para melhorar sua renda mensal, vale a pena avaliar as condições de financiamento disponíveis e verificar se de fato os valores compensam.

Afinal, uma forma de diminuir o custo dos juros é fazendo um financiamento com menor duração, ou seja, o valor que você pagaria em 24 meses é maior do que se você financiar em apenas 12 meses.

Escolha um modelo de caminhão e avalie…

Cabe também antes da escolha do modelo de caminhão novo, avaliar se é possível passar alguns meses guardando uma parte de sua renda e buscando fazer mais viagens.

Assim, você terá um valor maior para dar de entrada na troca do seu caminhão usado por um novo, garantindo que as parcelas terão menor incidência de juros e você poderá pagar o financiamento com mais facilidade.

Até mesmo porque, quanto maior a entrada que o caminhoneiro tem para a troca do caminhão antigo por um novo, maior será a credibilidade que ele passa para a financeira e isso acaba sendo revertido em mais facilidade para adquirir um financiamento com juros menores.

Nós sabemos que um caminhão novo é garantia de atender as exigências dos contratantes e com isso, conquista-se mais viagens e ganhos maiores no final do mês.

Mas antes de tomar a decisão final sobre a troca do seu caminhão, avalie e pesquise as melhores condições e empresas para o financiamento, assim, seu sonho de ter um caminhão novo para obter maiores rendimentos se concretizará sem se tornar uma enorme dor de cabeça, ou um verdadeiro rombo no seu orçamento mensal devido aos juros altos.

Quem já comentou sobre isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *